O NASCIMENTO DA PORTUGAL NUTS
Em 2020, um grupo de empresas produtoras de frutos secos decidiram juntar-se e criar a Associação de Promoção de Frutos Secos – APFS.
A associação tem como objetivo:
- Propósito: Promover um ecossistema favorável às atividades de produção e transformação dos nossos associados, defendendo os seus interesses e melhorando as suas competências, para um crescimento continuado dos resultados do setor e com benefícios para as comunidades onde operam, de forma sustentável.
- Missão: Ser uma entidade de referência, com representatividade e credibilidade, que promove a partilha de conhecimento e a adoção de práticas sustentáveis, fomentando uma produção e indústria que se posicionem em mercados de valor, comunicando as suas características e incorporando na sua oferta os requisitos dos seus clientes e da sociedade.
- Visão: Trabalhar ativamente para Portugal ser reconhecido como um dos melhores produtores mundiais com produtos de origem valorizada, com incorporação e uso de novas tecnologias que contribuem para melhorar a resiliência e a sustentabilidade das fileiras.
VANTAGENS PARA ASSOCIADOS
GRUPOS DE TRABALHO
Possibilidade de participação nos Grupos de Trabalho da Portugal Nuts: – Água
–Proteção das Culturas
–Sustentabilidade
–Dados e Estudos
RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS
Discussão de políticas e legislação com impacto nas fileiras de frutos secos.
Diálogo constante com entidades oficiais ligadas à atividade da produção e comércio.
Representação dos interesses dos associados ouvindo ativamente as suas preocupações e agindo sobre assuntos críticos, por forma a desenvolver um ambiente de negócio favorável.
COMUNICAÇÃO
Comunicar com os nossos associados e em nome do setor em assuntos transversais às fileiras. Partilha de informação regular através da nossas Newsletters e memos temáticos.
Fornecer dados sobre as fileiras, de forma regular e consistente, para a imprensa e organizações internacionais do setor.
DADOS E ESTUDOS
Dispomos do sistema NutsData de recolha semestral de dados da atividade dos associados (ex: áreas, variedades, produtividades, preços) de forma anónima, para acompanhamento das culturas e benchmarking. Realizamos estudos e inquéritos sobre assuntos importantes para fundamento das posições da Portugal Nuts.
FORMAÇÃO
Organizamos ações de formação (de curta ou longa duração) sobre melhores práticas, maneio das culturas e outros temas relevantes para a atividade (presencialmente e sessões online “Nuts Talks”).
Os associados beneficiam de valores da participação mais favoráveis.
TRABALHO EM REDE
Organizamos os nossos Congressos, visitas de campo e reuniões de Balanço de Campanha. Representamos a produção em eventos para os quais somos convidados a participar.
APOIO LEGAL
A PRA – RAPOSO, SÁ MIRANDA & ASSOCIADOS, SOCIEDADE DE ADVOGADOS, SP., RL. presta serviços jurídicos especializados para o nosso setor de atividade, tanto à Portugal Nuts como aos seus Associados e aos respetivos colaboradores, em condições preferenciais.
Divulga, de forma recorrente, informação jurídica específica do setor agrícola, numa lógica de acompanhamento preventivo.
ASSEMBLEIA GERAL
- Presidente: Fundação Eugénio de Almeida, que indica como representante Maria do Pilar Vasconcelos
- Vice Presidente: Conqueiros Invest, que indica como representante Rui Verissimo Batista,
- Secretário: Geralia Amendoal, Lda, que indica como representante Andreia Catarina Palhinha Figueiredo
DIREÇÃO
- Presidente: Nogam, Unipessoal, Lda, que indica como seu representante Tiago Beja Godinho Malhou da Costa
- Vogal: HVCZ Ventures Lda, que indica como representante Filipe Roup Rosa
- Vogal: SLM, que indica como seu representante João Henrique Roseiro
- Vogal: Almendromarques, Lda que indica como seu representante Sandra Maria Alves Fialho de Almeida Palma Ferro
- Vogal: De Prado, que indica como seu representante Pedro Miguel Barroso Lopes
- Vogal: Duck River Agriculture que indica como seu representante Duarte da Cunha Monteiro Correia
- Vogal: Migdalo, que indica como seu representante Miguel de Siqueira Reis Matos Chaves
CONSELHO FISCAL
- Presidente: Sociedade Agrícola da Herdade de Alcobaça, SA que indica como seu representante Sebastião Moniz da Maia Ortigão Costa
- Vogal: Diogo Silvestre Ferreira, Unipessoal, Lda que indica como seu representante Diogo Correa Silvestre Ferreira
- Vogal: Silva e Montes, Lda, que indica com seu representante Daniel dos Reis Fernandes Montes
PLANO DE ATIVIDADES