DIREÇÃO EXECUTIVA
António Saraiva
Direção executiva
A amêndoa é um alimento que pode ser consumido como aperitivo, como acompanhamento, como alimento a incluir em lanches ou nas merendas escolares e até como sobremesa. Dois punhados de amêndoas com pele e com aproximadamente 28 g fornecem para um adulto:
- 14 % das necessidades diárias de fibra alimentar, que é uma substância essencial ao bom funcionamento dos intestinos, à prevenção de determinados tipos de cancro e à regulação do colesterol.
- Quantidades apreciáveis de ácidos gordos polinsaturados, que parecem ter um papel protector na doença cardiovascular.
- 37 % da Vit. E necessária diariamente, a qual é um potente anti oxidante e protector da célula contra agressões externas.
- Diversos minerais em quantidades apreciáveis tais como Magnésio (19%), Ferro (6%), Cálcio (7%), Fósforo (14%) tendo em conta as necessidades diárias de um adulto.
Esta riqueza mineral e vitamínica e sem colesterol e sal, tornam a amêndoa um alimento interessante para ser consumido regularmente ao longo da semana e integrado numa alimentação saudável. A adição de amêndoa a bolos, sobremesas doces ou outros produtos com açúcares simples permite reduzir a velocidade da absorção dos açúcares e os picos de glicemia associada.
Todavia, a amêndoa possui um valor calórico moderado e o seu consumo não deve ser exagerado, em particular por pessoas sedentárias.
Liliana Cabecinha
Direção de Projeto
A noz é o fruto seco mais rico em gorduras ómega-3: uma dose de 30 g contém 2,6 g de ácido gordo ómega-3, fornecendo 200% da dose diária recomendada.
A ingestão de ómega-3 ajuda a reduzir os valores dos triglicéridos e do colesterol mau, o LDL, favorecendo o aumento do colesterol bom, o HDL, reduzindo o risco de doença coronária.
Na sua composição química estão presentes vitaminas do complexo B, especialmente tiamina, B6, ácido fólico e minerais como o fósforo, o magnésio e o cobre. Este fruto de casca rija contém elagitaninos, um tipo de polifenol com propriedades antioxidantes e anticarcinogénicas.
São uma boa fonte de gama-tocoferol, um tipo de vitamina E, conhecida por ajudar no combate contra o cancro da mama, da próstata e do cólon.
A melatonina, um antioxidante presente nas nozes, faz deste fruto um alimento excelente para os nervos e para uma boa noite de sono