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PROJECT MANAGER (M/F) PORTUGAL NUTS

O Project Manager da Portugal Nuts da APFS/Portugal Nuts trabalhará em estreita articulação com a Direção e o Diretor Executivo, na prossecução dos interesses da Associação, desenvolvendo atividades de dinâmica organizativa, estratégica e administrativa.

Será a pessoa responsável pelo planeamento, coordenação e monotorização da implementação dos projetos e iniciativas da Associação, para além de assegurar o suporte à gestão organizacional da mesma. Oferece-se remuneração compatível com a responsabilidade da posição, a experiência profissional e o potencial do candidato. Vínculo adequado à condição do candidato ao lugar. Trabalho em remoto.

As prioridades para o Gestor de Projetos passarão por garantir a execução e o sucesso dos projetos estratégicos da Portugal Nuts, desde as candidaturas a projetos de investigação e investimento, e sua execução, até às ações de promoção nacional e internacional, assegurando qualidade, cumprimento de prazos, rigor orçamental e alinhamento com o Plano de Atividades e Orçamento da Associação. Adicionalmente, executar as funções administrativas, financeiras e de backoffice da Associação, prestando apoio direto ao Diretor Executivo no secretariado, organização de eventos e agendas, preparação de reuniões e fluxos documentais internos.

 

DESCRIÇÃO DE FUNÇÕES

O Project Manager será responsável perante a Direção e o Diretor Executivo por:

– Desenhar e implementar cronogramas, prazos e relatórios claros, em linha com a estratégia definida no plano de atividades, e pela Direção e o Diretor Executivo;

– Implementar todo o ciclo de projetos existentes, garantindo a conformidade, o sucesso da execução e a visibilidade de cada projeto.

– Monitorizar o cumprimento do plano de atividades, orçamento e projetos aprovados, com recolha e análise de dados de desempenho, elaboração de relatórios de progresso e execução, e apresentação de relatórios técnicos para fundamentar decisões e comunicar resultados;

– Coordenar tarefas de backoffice: secretariado executivo, gestão de correspondência e arquivo, preparar atas, apoio organizativo e logístico;

– Identificar oportunidades de financiamento, quer em termos de novas atividades como potenciais candidaturas, a programas nacionais e europeus de investimento/investigação, bem como e riscos técnicos, financeiros ou de credibilidade, e propor planos de ação;

– Articular com stakeholders internos (associados, afiliados e parceiros) e externos (entidades privadas, financiadores, ensino superior e tecnológico, associações congéneres, etc), com quem se desenvolva, ou se procure desenvolver, parcerias e relações institucionais;

– Fomentar uma cultura colaborativa, motivadora e orientada para o propósito da Associação.

ELEMENTOS-CHAVE PARA O BOM DESEMPENHO DAS FUNÇÕES:

– Cumprimento escrupuloso dos Estatutos e Regulamento Interno da PT Nuts, participando nas reuniões de Direção e Assembleia Geral onde deverá reportar e formular propostas;

– Acompanhamento operacional de todos os aspetos necessários ao desenvolvimento estratégico e crescimento orgânico da Associação;

– Gestão de tarefas administrativas e financeiras da Associação, que maximizem a eficiência e uso de recursos;

– Participação no controle financeiro e gestão orçamental da Associação e respetivos projetos temáticos, com um elevado nível de exigência;

– Representação dos associados, defendendo proactivamente os seus interesses e necessidades, agindo sobre assuntos críticos, por forma a desenvolver um ambiente de negócio mais competitivo.

PERFIL

– Vocação para o trabalho associativo e para o desenvolvimento e cumprimento formal de programas, projetos e orçamentos aprovados;

– Compromisso com a gestão eficiente e eficaz dos recursos financeiros e humanos;

– Organização e otimização do funcionamento interno de uma Associação, prestando apoio direto ao Diretor Executivo e mantendo a estrutura operacional eficiente.

– Espírito empreendedor que permita identificar fontes de financiamento para a associação, – com redação de propostas de projeto, coordenação da documentação de apoio e acompanhamento junto das entidades financiadoras;

– Sólida cultura organizativa e skills de relações publicas para contacto com múltiplos stakeholders;

Experiência

– Formação Superior em Gestão, Economia, Ciências Agrárias ou outra que se enquadre na prossecução das funções a desempenhar, idealmente com Mestrado;

– Forte organização e faculdade de comunicação clara e influente, desenvolvidas em organizações associativas ou de natureza comparável;

– Funções administrativas e financeiras demonstradas em funções anteriores;

– Experiência e compreensão do funcionamento de uma Associação setorial ou corporativa, a nível nacional ou internacional, com forte orientação para a gestão e desenvolvimento de relações de trabalho com stakeholders, internos e externos;

– Experiência na elaboração e gestão de candidaturas e obtenção de financiamento fontes externas, incluindo apoios públicos, agências de financiamento ou outros no setor privado;

– Experiência no desenvolvimento e implementação de projetos de investimento e investigação, e de parcerias institucionais;

– Conhecimento profundo do setor agroalimentar nacional, mas também economia, ambiente e respetivos stakeholders;

– Track record na implementação de medidas inovadoras no mundo associativo ou corporativo;

Competências

– Capacidade de negociação e diplomacia, proatividade, sentido crítico e de iniciativa;

– Capacidade de pensar de forma clara e analítica, compreender questões complexas e desenvolver julgamentos sólidos, propondo medidas e ações;

– Capacidades organizativas, que inspirem confiança e compromisso dos stakeholders;

– Capacidades profissionais/pessoais que inspirem confiança e compromisso, incentivando novas ideias, inovação e iniciativa de terceiros;

– Capacidades motivacionais para o desempenho de funções com integridade, autoridade, consistência e justiça;

– Domínio obrigatório da língua inglesa e acessoriamente da língua espanhola.

As candidaturas devem obrigatoriamente fazer-se acompanhar por CV completo, com foto e carta de motivação (máx. 1 pág. A4).

A candidatura completa deve ser enviada para: geral@portugalnuts.pt

A data-limite, com caracter eliminatório, para a apresentação de candidaturas é o dia 10 de julho às 18h00.

 

Portugal Nuts 2025

Last updated:

Programa – IV Congresso PortugalNuts

May 14, 2025

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